domingo, 6 de maio de 2012

* Fórum reativado dia 3 de Novembro de 2011 no Centro Cultural do GRUCALP


Dia 3 de Novembro/2011 nosso Fórum foi reativado sob convite enviado pela AME- PALMARES, GRUCALP e NÚCLEO MUNICIPAL DA UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES (U.B.E. - Seccional Pernambuco) aos Artistas e representantes comunitários diversos de Palmares - PE. 

PAUTA:
               - Manifesto Cultural
               - Conselho Coordenador do Fórum
               - Conselho Municipal de Cultura
               - Chalé do Inglês e Cinema Theatro Apolo.
      - Semana Quilombola 2011 (organização, decisão de datas, participações e programação).
               
Presenças de vários artistas lotaram o auditório do Centro Cultural do GRUCALP. Jaorish foi escolhido para Presidir a Reunião (desde que foi fundado em 2000, no início das Plenárias os artistas presentes votam sobre quem presidirá a Reunião). Irmã Sandra Leoni (Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas - Missão Mata Sul) secretariou o Fórum lavrando uma Ata.
Ao ler o Manifesto Cultural Palmarino lançado em 2000, as pessoas presentes unanimimente concordaram que ele ainda é atual e os problemas se avolumaram. E assim iniciaram polêmicas críticas.
Muitas reivindicações, críticas e reclamações dos artistas. Jaorish, o moderador, chamou a atenção para os revoltados não centralizar assuntos somente nos erros administrativos da assessoria da Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho/Secretaria Municipal de Cultura e que direcionassem esforços para a estruturação do Fórum, do Conselho Coordenador e fortalecimento da Classe Artística. Somente com união teremos força para vencer os percalços.
A Bacharela Marluce Mercês se ofereceu para gratuitamente assessorar juridicamente o Fórum e defender os Direitos e reivindicações expostas. Ela como  assessora da Secretaria de Direitos Humanos do Estado de Pernambuco também pode articular muita coisa em prol do nosso desenvolvimento cultural.
Cláudia Santos, Secretária de Ação Social do Município dos Palmares marcou presença porém saiu logo porque achou que os assuntos explanados e principalmente as reivindidações eram direcionadas mais para a assessoria de cultura da Prefeitura e não para ela, mas que a Secretaria ela é gestora está disponível para projetos e acolhimentos de ações culturais.

Naquela ocasião, foi formado um Conselho Coordenador com pessoas escolhidas pelos artistas presentes. Os Membros do Conselho foram escolhidos entre aqueles que se interessaram ir ao Fórum naquela data. Escolhemos por setores de ação:
- Artesanato: Marilene Sheilla de Oliveira (representante da AG AMBIENTAL) e Mirian Rodrigues (GRUCALP)
- Literatura: Jaorish Gomes Teles da Silva (representante da União Brasileira de Escritores)
- Artes Cênicas: Derivaldo Sales (ator e técnico de palco e vídeo do GRUCALP) e Gilvan Mota
- Música e articulação da Classe Artística: Zé Ripe e Serginho Raizes.
- Articulação Institucional: Irmã Sandra Leoni e Irmã Marisa Amaral (CICAF)
- Assessora Jurídica do Fórum: Bacharela Marluce Mercês de Souza e Valmir Andrade
- Patrimônio Cultural: Elizabeth Gomes Teles (Diretora Presidente do GRUCALP e Coordenadora do Museu Telles Júnior)

Os Coordenadores marcarão reuniões para montar análises sobre cada setor de ação e farão documentos a serem encaminhados para os governos. E se for necessário levar reivindicações para o Ministério Público. Assunto primordial a lutar é fazer cumprir atendimento sobre as reivindicações realizadas durante a Conferência Municipal de Cultura ocorrida em Outubro de 2011.Eles também decidirão quando ocorrerão as Plenárias de acordo com as possibilidades dos artistas com os quais manterão contatos.

Sobre assuntos pertinentes ao Conselho Municipal de Cultura, Jaorish citou que desde 1990 existe o Conselho Municipal de Cultura na Lei Orgânica dos Palmares, Emenda defendida pelo GRUCALP durante a Constituinte Municipal, junto com Emendas de outros Conselhos (Saúde, Saneamente, Meio Ambiente e Educação), que com muito esforço de lutas de defesas foram inseridos. Segundo o texto, tal Conselho deve ser formado por representantes de Organizações Culturais da sociedade civil e por representantes de Governo e é paritário. É só o Prefeito ativar, algo que há anos se espera. 


Abordando os problemas de preservação do Chalé do Inglês e da reativação do Cinema Theatro Apolo, os presentes ficaram muito revoltados. Foi comentado que a Secretária de Cultura do Município prometeu comparecer ao Fórum mas faltou e as cobranças cairiam sobre a administração dela. Ficou combinado de no prosseguimento do ano de 2012 organizar Plenária do Fórum para analisar como ela estaria atendendo as reivindicações da Conferência Municipal de Cultura e incluir cobranças sobre os prédios citados.

Em sequência, foram abordados assuntos sobre eventos que seriam instâncias de ação pública do nosso Fórum:


E dia 5 de Novembro (Dia Nacional da Cultura) de 2011 houve outro encontro do nosso Fórum:

As ações na Semana Quilombola, em Novembro/2011, também foram instâncias deste nosso Fórum (na plenária do Fórum foi decidido que isso ocorreria e outros eventos de grande abrangência comuntária seriam tais instâncias e momentos de união da Classe Artística). E a 2ª Semana da Consciência Quilombola aconteceu:


Aguardem os clipes da Plenária do Fórum e dos eventos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário